Allan Kardec
Nascido na cidade de Lyon na França, no dia 3 de outubro de 1804, Léon Hippolyte Denizart Rivail sempre sentiu-se atraído pelos estudos da ciência e da filosofia. Dotado de notável inteligência estudou na escola de Pestalozzi, em Yverdun (Suíça). Tornou-se um dos mais aplicados discípulos e, por vocação, desde os quatorze anos ensinava aos condiscípulos menos adiantados. |
Concluídos os estudos, tornou à França; possuindo profundo conhecimento da língua alemã.
De 1835 a 1840, fundou em sua casa, na rua Sévres, cursos gratuitos de física, química, anatomia comparada, astronomia, entre outros. Empenhou-se em tornar atraentes e interessantes os sistemas de educação.
Antes que o Espiritismo lhe viesse popularizar o pseudônimo de Allan Kardec, havia ele, sabido ilustrar-se com trabalhos de natureza muito diversa, os quais tinham pôr finalidade esclarecer a massa popular, prendendo-a ainda mais ao sentimento de família e ao amor de pátria.
Em 1855, quando se começou a tratar das manifestações de Espíritos, Allan Kardec dedicou-se a observar fenômeno e cuidou principalmente de lhe deduzir as consequências filosóficas; entreviu de longe o princípio de novas leis naturais; aquelas que regem as relações entre o mundo visível e invisível.
Reconheceu, nas manifestações deste, uma das forças da natureza, cujo conhecimento devia projetar luz a uma infinidade de problemas considerados insolúveis. Finalmente percebeu a relação de tudo aquilo com pontos de vista religiosos.
As principais obras de Allan Kardec, que formam o pentateuco são:
O Livro dos Espíritos, para a parte filosófica, 1ª edição em abril de 1857.
O Livro dos Médiuns, para a parte experimental e científica, publicada em janeiro de 1861.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, para a parte moral, publicada em abril de 1864.O Céu e o Inferno, ou A Justiça de Deus segundo o Espiritismo, agosto de 1865.
A Gênese, os Milagres e as Predições, janeiro de 1868.
Imagens: Capas editora IDE.
Fundou em Paris, no dia primeiro de abril de 1858, a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Societé Parisiense des Études Spirites, cujo o fim exclusivo era o estudo de tudo quanto pudesse contribuir para o progresso da nova ciência.
Allan Kardec se defendeu de haver escrito sob a influência de ideias preconcebidas ou sistemáticas. Observou os fatos e das observações deduziu as leis que os regem; foi o primeiro que, a propósito desses fatos, estabeleceu teoria e constituiu em corpo de doutrina, regular e metódico. Demonstrou que os fatos, falsamente chamados sobrenaturais, são sujeitos as leis, os subordinou à categoria dos fenômenos da natureza, e fez ruir, assim, o último reduto do maravilhoso, que é uma das causas da superstição. Durante os primeiros anos de preocupação com os fenômenos espíritas, foram estes mais objeto de curiosidade que de meditações sérias.
O que é o Pentateuco de Kardec? Por: Adão Nonato. Idioma: Português. Tempo: 7min. Gênero: Documentário. Clique na imagem ao lado para iniciar a apresentação do vídeo. |
A aparição da obra O Livro dos Espíritos data a verdadeira fundação do Espiritismo, que até então só possuía elementos esparsos, sem coordenação, e cujo o alcance não tinha sido compreendido pôr todos. Também foi desde aquela época que a doutrina prendeu a atenção dos homens sérios e adquiriu rápido desenvolvimento.
Em pouco tempo, as ideias espíritas contavam com numerosos aderentes nas classes sociais e em todos os países.
Desde longos anos sofria do coração, que reclamava, como meio de cura, o repouso intelectual, com pequena atividade material. Ele, porém, inteiramente entregue às obras, negava-se a tudo o que lhe roubasse um instante das suas ocupações de predileção. Nele, como em todas as almas de boa têmpera, a lima do trabalho gastou o aço do invólucro.
O corpo, entorpecido, recusava-lhe os serviços; mas o espírito, cada vez mais vivaz, mais enérgico, mais fecundo, alargava-lhe o círculo da atividade. Na luta desigual a matéria nem sempre podia resistir.
Trabalhador infatigável, sempre o primeiro a iniciar o trabalho e o último a deixá-lo, Allan Kardec desencarnou no dia 31 de março de 1869. Um homem desapareceu da terra, mas o seu grande nome tomou lugar entre as ilustrações do século e um culto espírito foi retemperar-se no infinito, onde aqueles, que ele próprio havia consolado e esclarecido, lhe esperavam a volta com impaciência.
O Espiritismo: de Kardec aos dias de hoje. Idioma: Português. Tempo: 53min. Gênero: Documentário/biografia Ano: 1995. Clique na imagem ao lado para iniciar a apresentação do vídeo. |
Fonte/referência:
- CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC. Biografia. Disponível em: <http://www.ceallankardec.org.br/bio%20AK.htm#Biografia> Acesso em: set. 2012.
- ESPIRITISMOGI. Biografia de Allan Kardec. Disponível em: <http://www.espiritismogi.com.br/biografias/Allan.htm> Acesso em: set. 2012.
- NONATO, Adão. O que é o Pentateuco de Kardec. Biografia de Allan Kardec. Produção: Rede Mundo Maior. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZTgGNruG7Qs> Acesso em: set. 2012.